Para muitas pessoas, uma relação sexual satisfatória acontece naturalmente. No entanto, por vezes, poderá ocorrer algum problema com a sua vida sexual. Você ou o seu/sua parceiro/a poderão ter dificuldade em atingir o orgasmo ou atingir o orgasmo de forma prematura, como também, podem ter parado totalmente de ter relações sexuais e terem problemas relacionados com a dor durante a relação sexual. Outro problema na sexualidade que poderá ter é a dificuldade em se excitar, o que na mulher corresponde a dificuldade em lubrificar e no homem na dificuldade em obter uma erecção de qualidade e duradoura. Poderá mesmo descobrir que a sexualidade tomou um papel muito proeminente na sua vida e estará a afectar as suas relações pessoais e sociais.

Alguns problemas sexuais podem desaparecer com o tempo. No entanto, uma outra opção é Terapia Sexual. Os Terapeutas Sexuais são profissionais treinados com especialização na área da sexualidade que possuem competências em avaliar causas físicas e/ou emocionais no que concerne aos problemas relacionados com o sexo.

Consultar um terapeuta sexual vai ajudá-lo/a a ver a sua situação de um ponto de vista completamente diferente, de forma a melhor perceber a sua dificuldade. Ele fará perguntas que culminarão numa avaliação para descobrir as razões físicas e psicológicas associadas a dificuldade sexual. Após a avaliação irá prosseguir com a intervenção, que por vezes, requer a prescrição de exercícios e tarefas que poderá executar no seu próprio tempo, sozinho ou com um/uma parceiro/a. No entanto, nunca lhe será pedido para executar exercícios de natureza sexual durante a sessão.

Os terapeutas sexuais já ouviram e estudaram todos os tipos de problemas anteriormente, o que significa que nunca o julgarão ou ficarão embaraçados. Cada sessão é completamente confidencial. Poderá ir às sessões sozinho/a, mas se o problema afecta o casal, deveriam os dois comparecer.

Aconselha-se também uma avaliação médica com um urologista ou ginecologista para verificar se existe algum problema orgânico subjacente à sua dificuldade sexual.

Qualquer que seja a opção que tome, certifique-se que escolhe um terapeuta qualificado e que compreenda a sua situação, de forma a que a sua recuperação seja mais rápida e eficaz.

Traduzido e adaptado de nhs.uk.